No coração da filosofia e das atividades da Rolex está uma visão de longo prazo. O conceito de sustentabilidade sempre norteou o desenvolvimento da marca: oferecer relógios atemporais e duradouros, concebidos para durar, acompanhar ativamente as gerações futuras por meio de inúmeras parcerias, iniciativas e ações.
Esta abordagem reflete a filosofia “Perpetual” que tem impulsionado a empresa desde a sua criação, reunindo as habilidades de indivíduos que trabalham arduamente, dia após dia, ano após ano. Um caminho exigente e rigoroso. A busca incansável da Rolex pela excelência.
Desde 1905, a Rolex cultiva a premissa fundadora de seu criador, Hans Wilsdorf, que considerava o relógio de pulso um objeto do futuro, símbolo da era moderna. Hans Wilsdorf revolucionou o mundo da relojoaria superando três grandes desafios: produzir mecanismos pequenos, mas precisos, desenvolver uma caixa robusta e impermeável para proteger os mecanismos de fatores externos e, por fim, equipar o relógio com um sistema de corda automática que oferecesse ao usuário maior conforto no dia a dia.
Cada relógio Rolex é projetado, produzido e testado com atenção constante aos mínimos detalhes. Tal abordagem “superlativa” se traduz em inúmeras qualidades básicas que caracterizam todos os relógios Rolex: precisão, impermeabilidade, autonomia, robustez, simplicidade, habilidade artesanal, conforto e durabilidade. Esses grandes princípios técnicos e estéticos sempre nortearam o trabalho da Rolex. Eles prometem ao usuário a experiência de um relógio excepcional, cujas características expressam uma expertise inigualável.
Os mostradores dos relógios Rolex apresentam a inscrição “Superlative”. Esse título confirma que todo relógio que deixa as oficinas de produção da marca passou por uma série de testes particularmente exigentes realizados pela Rolex em seus próprios laboratórios, segundo seus próprios critérios. Estes testes não se aplicam somente ao calibre, mas no relógio completo, com o mecanismo já encaixado, para garantir um desempenho superlativo no pulso em matéria de precisão cronométrica, impermeabilidade, corda automática e autonomia.
Sendo assim, todos os componentes de um Rolex podem ser descritos como “superlativos”. Na verdade, cada relógio passa por sucessivos e rigorosos controles, desde o projeto até a montagem final. O termo “superlativo”, portanto, vai muito além de uma certificação cronométrica. Ele traduz a mentalidade que permeia todos os departamentos da empresa e incentiva todos os indivíduos que trabalham para a Rolex, não importando o cargo.
Este desempenho excepcional é alcançado com esforço industrial e humano constantes, pautados em um questionamento permanente das lições aprendidas e na melhoria contínua de técnicas, ferramentas e testes. Essa inovação é inerente à marca, comprovada pelas mais de 600 patentes registradas pela Rolex desde sua criação.
Ao integrar progressivamente todas as áreas de expertise da relojoaria em sua própria manufatura, a Rolex estabeleceu as próprias regras e perpetuou sua busca pela excelência. A escolha da autonomia moldou a identidade da marca, combinando a mais refinada tradição com tecnologia de ponta. Esta abordagem se reflete em suas quatro unidades de fabricação, localizadas na Suíça, contando com mais de 9.000 colaboradores.